Eixos Temáticos do VII SEPEX

12 EIXOS TEMÁTICOS

 
  1. Diversidade Cultural e Social
  2. Políticas Públicas e Movimentos Sociais
  3. Currículo, Condições de Trabalho e Formação de Professores na Contemporaneidade
  4. Tecnologias na Sociedade Contemporânea
  5. Processos de Formação de Professores Vinculados ao PIBID
  6. Práticas Educativas e Interlocuções da Universidade
  7. Meio Ambiente e Sociedade
  8. Memórias Coletivas e História
  9. Leituras da Literatura e Estudos Linguísticos
  10. Matemática e Educação Matemática
  11. Corpo, Movimento e Saúde
  12. Educação Especial / Inclusiva

 

1. Diversidade Cultural e Social

Serão socializadas as produções resultantes de estudos teóricos e de experiências acerca de histórias de povos indígenas e quilombolas no Brasil, seus processos de resistência e afirmação identitária, bem como vivências no campo educacional, evidenciando particularidades de culturas indígenas e quilombolas no âmbito formativo e simbólico da docência. Discute, ainda, trabalhos relacionados aos estudos nas áreas de gênero, compreendida nas suas inter-relacões (masculino, feminino, transgenero e pós gêneros), com ênfase nas construções sociais e históricas, principalmente através de relatos e memórias individuais e coletivas de categorias socialmente fragilizadas. Também enfocará as questões co-relacionadas entre gênero, diversidade sexual e discriminação em espaços e instituições sociais.

 

 2. Políticas Públicas e Movimentos Sociais

Reúne trabalhos que discutem as experiências dos movimentos sociais do campo e da cidade suas contradições, tensões e possibilidades. Os movimentos sociais como espaços educativos. A relação entre poder e saber no processo de construção e apropriação do conhecimento no âmbito dos movimentos sociais. O papel dos movimentos sociais na articulação entre a educação escolar e não-escolar, experiências com a pedagogia social desenvolvidas em programas governamentais e não governamentais. Discute as transformações ocorridas na organização capitalista do trabalho, seus nexos e relações com as políticas de educação; a política educacional no contexto das políticas públicas; os impasses e perspectivas das políticas atuais da organização da Educação Básica e do Ensino Superior; modalidades, necessidades e dificuldades de financiamento; matrizes organizadoras dos currículos; políticas de formação docente; gestão de políticas de ações afirmativas; Educação de Jovens e Adultos e Idosos; Educação Inclusiva/Especial, Educação do Campo, políticas para infância e juventude; políticas de assistência social.

 

3. Currículo, Condições de Trabalho e Formação de Professores na Contemporaneidade

Visa reunir as produções resultantes de estudos teórico-práticos nos espaços educativos da Educação Básica, que focalizem as problemáticas dos currículos, matrizes organizadoras dos currículos; da formação de educadores/as e as condições de trabalho docente postas no dia a dia do contexto escolar e sociocultural, bem como a crítica à organização do trabalho pedagógico. Também discute os processos formativos dos/as educadores/as na sua relação com as políticas e financiamentos da educação; propostas de formação continuada como política de gestão de processos educativos em espaços escolares e não-escolares.

 

4. Tecnologias na Sociedade Contemporânea

Propicia espaço de discussão de pesquisas e relatos de experiência sobre as práticas com as Tecnologia na Educação. Os temas a serem trabalhados incluem jogos educacionais; software educacional; software livre na educação; TV Digital; educação à distância; aprendizagem colaborativa e comunidades virtuais; tecnologias de redes sociais e computação social aplicadas à educação; ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação; uso de tecnologias de inteligência artificial aplicada à educação; formação de recursos humanos em informática na educação; aspectos políticos e sociais da informática na educação; inclusão digital; e, informática na educação especial. Discute também o uso do audiovisual como ferramenta educativa, cinema e educação.

 

5. Processos de Formação de Professores Vinculados ao PIBID

Reúne trabalhos que discutem as experiências vivenciadas nos diferentes contextos de implementação dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência das diversas licenciaturas.

 

6. Práticas Educativas e Interlocuções da Universidade

Inscreve as produções resultantes de estudos teórico-práticos nos espaços educativos da Educação Básica, bem como em outros espaços sociais onde a educação não escolar se desenvolve. Configuram-se nestas produções o resultado da realização de projetos/ propostas de intervenção/ estágio/ pesquisa e/ou estudos em outros campos disciplinares do conhecimento. Discute ainda trabalhos acadêmicos resultantes de monitorias de ensino, pesquisa e extensão como dispositivo de interlocução da Universidade e de análise de suas funções sociais no contexto mais amplo.

 

7. Meio Ambiente e Sociedade

Reúne trabalhos de educação ambiental em espaços escolares e outros espaços sociais, discussões sobre a construção social do meio ambiente e a vulnerabilidade socioambiental e pesquisas bibliográficas relacionadas à temática. Abrange também trabalhos teóricos e práticos vinculados a outras áreas tais como Ecologia, Recuperação de áreas degradadas, Botânica e Zoologia.

 

8. Memórias Coletivas e História

Propõe-se a discutir contribuições de pesquisas no campo específico do conhecimento histórico, evidenciando a importância da memória na produção historiográfica regional. Neste sentido, procurará problematizar a memória enquanto referencial teórico pertinente ao campo estudado. Vislumbra estudos que tratem da construção e reconstrução da memória em diferentes espaços e a partir de diferentes agentes sociais, e que valorizem a história e memória da realidade regional e local estabelecendo seus imbricamentos globais.

 

9. Leituras da Literatura e Estudos Linguísticos

Contempla estudos literários; considera a sua presença em diversos espaços midiáticos, as formas de apropriação do texto literário por outras linguagens; aborda estudos de crítica literária, representações identitárias e de gêneros. Reúne trabalhos que abordam estudos relativos à língua portuguesa, língua inglesa e às respectivas literaturas..  Enfoca os processos de ensino/aprendizagem nos contextos de Educação Básica e Ensino Superior.

 

10. Matemática e Educação Matemática

Propicia espaço de divulgação e discussão de pesquisas produzidas nas várias tendências atuais em Educação Matemática, sejam elas: Resolução de Problemas e Investigação Matemática, Etnomatemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação de Jovens e Adultos, Educação Estatística, Modelagem Matemática, História da Matemática, dentre outras, partindo da premissa de que todos podem produzir Matemática nas suas diferentes expressões. Busca também intensificar os diálogos entre pesquisa e prática educativa de alunos e professores, especificamente, no trabalho com o ensino e a aprendizagem da Matemática.

 

11. Corpo, Movimento e Saúde

Reúne estudos das diferentes manifestações da Cultura Corporal, Ciências do Esporte, assim como possibilidades de intervenções em Educação Física e Saúde. Portanto assumem a compreensão a ela relacionada por meio de diferentes áreas de conhecimento (saúde coletiva, biologia, anatomia, fisiologia, sociologia, treinamento desportivo, biomecânica, cinesiologia, psicologia, educação física escolar, entre outras).

 

12. Educação Especial/Inclusiva

Propõe-se a discutir questões sobre a educação especial e educação inclusiva.  Contempla pesquisas desenvolvidas em escolas regulares, escolas especiais e em outros espaços nos quais são realizados trabalhos que visem à melhoria pedagógica, tecnológica, metodológica e outros para atendimento às pessoas com deficiência, pessoas surdas e questões como Transtornos Globais do Desenvolvimento.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!